quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Moedas e instituições financeiras

A moeda e qualquer coisa que serve como meio de troca genericamente aceite como tal, isto e, e um meio de troca comercial.
Diz-se que a moeda e um meio de troca porque tem valor claro e que e respeitado por todos.
Ate recentemente o dinheiro baseava-se unicamente em moedas, isto devia-se ao facto de uma moeda conter uma quantidade precisa de um metal como o ou prata, que tinha um valor reconhecido. Este tipo de dinheiro era conhecido como moeda metálica e o seu valor era garantido pelo metal precioso que nele continha. A medida que o comércio cresceu foi necessário muito e mais dinheiro para servir como um meio de troca.

Processo de criação do dinheiro

A como todo activo que e geralmente aceite por todos agentes na transacção de bens e serviços como meio de troca e na liquidação de activos ela e usada como:

Moeda mercadoria

Entrou na história da humanidade como mercadorias no século XIX. O dinheiro tinha um valor intrínseco, isto e, era algo que estava no interior de uma coisa que era essencial para sua existência, ou mesmo, o dinheiro tinha valor de uso em si mesmo.
Dado que ele era de uso em si mesmo então não havia necessidades do governo garantir o seu valor e a quantidade era regulada pela mercadoria através da compra e venda de ouro e prata. o dinheiro metálico tinha suas desvantagens porque os recursos para extrai-los eram escassos e a moeda mercadoria tinha uma dupla coincidência de interesses com problemas de tempo e divisibilidade.

Papel-moeda ou dinheiro moderno

O tempo da moeda mercadoria deu origem ao tempo de papel-moeda. O uso de papel-moeda foi definido como um meio de troca adequado, o dinheiro e desejado não pelo próprio uso, mas pelas coisas que e ele permite comprar, não desejamos consumir o dinheiro directamente, em vez disso, usmo-lo quando nos desfazemos dele mesmo.
Quando decidimos ficar com o dinheiro o seu valor deriva de facto de o podermos gastar mais tarde.
O uso do papel-moeda definiu-se que e um meio de troca adequado porque as notas são faseie de transportar e guardar. A maior parte do dinheiro actualmente e a moeda bancária: deposito num banco ou noutra instituição financeira.
A vantagem do papel-moeda e porque e mais leve, e valido para todos ,e o dinheiro que usamos.

Componentes da oferta da moeda

Agregados monetários

Os agregados monetários são valores que quantificam a moeda existente em uma economia e que os bancos centrais costumam definir para fins de análise e para tomar decisões de política monetária. Eles são: m1, m2, m3 e m4 são definidos a partir dos seus sistemas emissores.
Moedas para transacções ou m1-ingloba as rubricas que são usadas efectivamente para transacções, as que fazem parte da m1 são:
-moeda m1: inclui as moedas não detidas pelos bancos.
-papel-moeda o mais significativo porque ele e as moedas tem curso legal por isso tem de ser aceites para pagamento de todas dívidas públicas e privadas.
-deposito a ordem: são fundos depositados no banco. o deposito e como qualquer outro meio de troca, ao possuírem as propriedades essenciais do dinheiro, os depósitos bancários mobilizáveis por cheques são considerados como moedas para transacções, fazendo parte da m1.
-cheques: titulo da divida a pagar a vista e tem uma vantagem na redução do custo de transporte, no caso de roubo cancela-se o cheque. A sua desvantagem e que o processo de levantamento e demoroso.
-moeda electrónica: são os cartões de crédito, dinheiro electrónicos, débitos e cheques electrónicos.

Funções da moeda

-meio de troca;
-estimula a divisão de trabalho;
-diminui o tempo gasto;
-unidade de conta;
-reserva de valor.

Propriedades da moeda

A moeda deve ser aceite por todos: aceitabilidade.
Deve ser de difícil falsificação.
Deve ser padronizada.
Deve ser fácil de transportar.

Principais tipos de moeda

Moeda mercadoria: seu valor intrínseco coincide com seu valor representativo ou de face.
Moeda fiduciária: seu valor intrínseco e inferior a seu valor representativo. Existe dois tipos de moeda fiduciária que são: moeda legal (moedas metálicas e notas) e moeda bancária (depósitos bancários que servem para realizar pagamentos)


2 comentários: